Todos os anos, a Federação Internacional do Varejo, também conhecida como NRF (sigla do nome em inglês), realiza o “Retail’s Big Show”, ou em português: “O grande Show do Varejo”. O evento acontece desde 1911 e, em 2022, ocorreu a 110ª edição em Nova York, nos Estados Unidos.

Durante a feira, os principais nomes do varejo que atuam no mundo se encontram em palestras, debates e apresentações sobre o tema. As discussões giram em torno das tendências, tecnologias e estratégias que estão por vir.

Por isso, neste artigo, nós vamos listar as 6 principais tendências discutidas durante o NRF de 2022. Saiba todos os detalhes!

1. Quick commerce

Você já ouviu falar em quick commerce, ou q-commerce? Em português, o termo significa “comércio rápido” e é considerado a 3ª geração do comércio. O principal foco dele é, sem dúvidas, a rapidez na entrega. Enquanto no e-commerce os produtos demoram dias para chegar, no quick commerce as compras chegam em horas ou até minutos.

E esse foi um dos assuntos debatidos na NRF em 2022, segundo a plataforma de pagamentos Vind. Segundo a publicação, a ideia é ter prazos de entrega cada vez mais curtos e processos de compra cada vez mais ágeis.

Embora existam empresas focadas nessa modalidade, grandes varejistas já vêm implementando o conceito em suas vendas online.

2. Metaverso

Mesmo que a construção do metaverso ainda esteja na fase inicial, as expectativas já estão grandes e os maiores nomes do varejo já visualizam impactos positivos para o setor.

De acordo com a Varejo S.A., o metaverso foi o tema que mais atraiu o público que estava na NRF 2022. O foco, segundo a empresa, foi as compras via metaverso.

Inclusive, o diretor comercial da Linx, Caio Camargo, teria afirmado que: “Todo mundo vai ter um avatar [no metaverso], assim como hoje todo mundo tem um e-mail. Isso é fato”.

Aqui no Tutto Blog, nós já discutimos como o metaverso pode impactar o varejo e de que forma as marcas podem se preparar para essa nova realidade. E na NRF, essa discussão foi ainda mais intensa.

3. Social commerce

Segundo a Vind, outra tendência apontada na NRF 2022 foi o social commerce, que é basicamente o comércio realizado nas redes sociais. Sabe os perfis de marcas no Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais? Eles devem continuar firmes e fortes.

“A previsão é de que os influenciadores digitais participem cada vez mais do comércio eletrônico, uma vez que alcançam grandes resultados de vendas em mídias”, diz um trecho da publicação da plataforma de pagamentos.

Ou seja, os influenciadores que tiveram um papel importante e influenciaram decisões de consumo durante a pandemia não vão parar por aqui. Pelo menos não este ano.

4. Omnichannel

A estratégia omnichannel já vinha se estabelecendo e parece ter se consolidado como promessa na NRF, segundo a Vindi.

Se você ainda não conhece, o omnichannel é uma estratégia que integra os canais online e offline para contribuir com a experiência do cliente, além de garantir o fortalecimento da marca. E, no geral, as empresas têm motivos de sobra para aderi-la.

De acordo com o portal TI INSIDE, os consumidores ainda buscam as lojas físicas para experiências presenciais e sensoriais, mesmo com o aumento crescente das compras online.

5. Criptomoedas

O ano de 2021 foi muito promissor para as criptomoedas e a expectativa é que 2022 seja ainda melhor. Os entusiastas das moedas digitais esperam que elas se tornem um meio de pagamento mais recorrente e que mais pessoas se interessem pelo tema.

Por esse motivo, o assunto também virou tema de debate na NRF e, segundo a Vind, o CEO da RocketFuel Blockchain acredita que as empresas que passarem a aceitar criptomoedas aumentarão expressivamente as suas receitas nos próximos anos.

6. Liderança

Por fim, de acordo com o site da Exame, um bom líder também vai fazer toda a diferença no varejo e isso foi debatido na NRF. O ideal é que as empresas contem com líderes mais humanizados e flexíveis, assumindo a posição de um mentor.

Em resumo, as lideranças devem ter um papel importante na evolução dos profissionais, no desenvolvimento de talentos e nas decisões tomadas. O líder deve desenvolver a equipe e não apenas indicar o caminho, como destacou a Exame ao falar do evento.

 E então, você já conhecia alguma dessas tendências que foram debatidas na NRF 2022? Se quiser ficar por dentro dessas e de outras novidades do varejo, confira outros artigos no Tutto Blog!

By /

E-commerce na prática

Inscreva-se e receba o melhor conteúdo da Tutto Blog diretamente em seu email

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Política de Privacidade